Rua Berta

 Meio surreal a maneira que fui tomar um cafezin num dos sobrados modernistas da Rua Berta…

Era um 25 de abril, era 2004, eram 30 anos da Revolução dos Cravos, era uma macarronada numa casa bacana na Vila Mariana, era um casal de velhinhos super-simpáticos que me ofereceram uma carona até o metrô.

O causo é que antes de me levarem ao metrô, esse casal de velhinhos me convidou para um café na casa deles. E era justamente um dos sobrados da Rua Berta. Me levaram até lá dentro, me mostraram todos os espaços. Vi a decoração, os objetos antigos, as fotos… Achei um tremendo privilégio eu poder entrar numa daquelas casas e cultivei durante todos esses anos o desejo de um dia poder morar numa delas.

Tudo na Rua Berta é diálogo: fachadas, árvores, calçada, museu Lasar Segall.

A questão que me movimenta agora é que num enorme terreno atrás desse conjunto impar, se fará um dos milhares de empreendimentos-imobiliários-especulativos-latifundiários-dos-inferno da cidade de São Paulo. Não vou entrar em detalhes do projeto, é mais um daqueles espigões-super-modernos-que-você-nunca-quis-ter-como-vizinho-mas-que-sai-super-bem-na-foto-da-propaganda.

Para além dos danos estruturais que cada casa poderá ter diante do tamanho da construção vizinha, o que mais me incomoda é a falta de diálogo deste novo projeto com o bairro onde ele será inserido. O que me irrita em São Paulo é que há a arquitetura e o urbanismo do umbigo: o que importa é que o prédio tenha uma aparência ultramoderna, tenha um milhão de vagas de estacionamento e aparente ser grandioso. Que se lasque o redor. Todos estarão em seus escritório, pedirão comida pronta pelo telefone e não precisarão olhar para o bairro em que estão.

Isto é sempre trágico. Sempre. Insano. Agora, dói muito, é que um lugar com uma historicidade tão marcante como a Rua Berta – a rua modernista! – seja o novo palco do jogo do capital em SP.

Raquel Foresti

Deixe um comentário

