Uma ilha cinza

 Um paulistano. Nascido na própria avenida Paulista. Morador da cidade de São Paulo. Boa parte da vida na mesma avenida. Escola, trabalho, amigos, namorada. Natação, academia. A rua Treze de Maio, os tempos de boemia.

Um céu predominantemente cinza, mesmo em dias de azul. Um ar decidido, um tempo corrido, um dia a menos para ser vivido. Paulistano, mais um. O mercado que de noite parece mais um boteco. O boteco que fica dia e noite lotado. Um povo apressado.

A Augusta de outrora e de hoje, de putas, de patricinhas, de michês, de boyzinhos, da classe média, da classe pobre. A Augusta que mais parece um carnaval. Tão Brasil. Uma rua que não dorme, que não sonha, que não trabalha, bem em frente ao coração da cidade que só trabalha. Trabalho que é sofrimento, sofrimento que é também diversão.

O MASP, vez em quando chega a ser mesmo um museu. É mais ponto de encontro, manifestação, festança, comemoração. E cultura, por que não?! Um vão também na cidade que corre na contramão. Não dorme, não celebra mas trabalha. Sem saber porque.

A praça dos ciclistas, onde ciclistas são proibidos. A hegemonia dos carros, a pressa desconfortável dos ônibus e logo ali, um metrô. Um café, um cigarro, um pigarro. É a poluição.

A cidade cinza é também colorida. Logo ali, continuando a descida, a Praça Roosevelt e seus espetáculos cheios de cor. A virada cultural dá também algum sabor. Um tom disperso em meio a tanto cinza. E já que saímos do cinza cotidiano, os blocos de rua, uma vez por ano. É carnaval, tão Brasil.

O Ibirapuera lugar de passeios apressados. Gente correndo por todos os lados. Cães latindo, skates, bicicletas, quadras, esportes. E um lago. Um show de luzes no natal (tudo que é bom, em São Paulo, acontece uma só vez por ano), um passeio com o cachorro, passeio matinal.

São Paulo é uma ilha cinza, cercada de luzes por todos os lados.

Caipira Zé do Mér

sobre nosso vizinho: Caipira Zé do Mér é curioso o bastante para falar sobre qualquer assunto e inteligente o bastante para saber que quase sempre estará errado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s