Placa, monumento, Perus e Jaraguá

Claro, era muito claro… eu deveria ir. Essa foi uma das poucas certezas que já tive na minha vida… porque na minha vida tive muitas e muitas dúvidas.

E como deveria ir tive que percorrer um caminho, a priori, calculado: passar por Perus – Perus inédita – e pousar no Jaraguá.

Fui te ver. Mas não era você. Não. Você era bem mais do que vi naquele dia.

Talvez aquilo fosse o símbolo de uma vida. Ou não. Não mais.

Naquele lugar, naquele lugar chamado Jaraguá, havia uma grama verde, verdíssima, que de tão bem cuidada parecia artificial.

Havia placas no chão, muitas placas. Porque, hoje em dia, não há monumentos em honra à morte como no Araçá. Hoje, há placas no chão. Impessoal, limpo,  grama verdíssima como nos cemitérios do Guns’N’Roses.

Lá fomos te ver – ou não te ver – meu amigo. Fomos colocar uma placa para você. Talvez algumas flores…

Mais do que uma placa.

Mais do que a grama quase artificial.

Mais do que a Estação Perus e o Jaraguá.

Nas pessoas que encontrei por lá, você estava. Em todas elas.

Sem placas, sem flores, sem Araçá ou Jaraguá.

Raquel Foresti

2 comentários sobre “Placa, monumento, Perus e Jaraguá

  1. Na primeira vez que li seu texto, fiquei com um sorriso curioso pra saber pq vc teria ido tão longe pra visitar um amigo. Que amigo seria esse? à medida que o texto corria, tb corria nos meus braços um arrepio. A lembrança do seu amigo que se foi, as homenagens virtuais que tantos fizeram, e sua travessia pela cidade. O texto ficou mais curto, e ainda uma bonita homenagem. A escola grita? Seu texto, silencioso, grita.

Deixe um comentário

