Impune

[escrito em 17/09/2011]

Não era esse texto que programava publicar… aliás, faz 15 dias em que trabalho e agonizo em um que me engasgou … era para parir o coitado hoje, mas… estou no RJ.

Não esperava que em poucas horas por aqui já gerasse algo… só que estou a tremer, a cabeça dói, a garganta fechou… Não por parir o texto. Mas pelo simples fato de ter escolhido ficar em Santa Teresa – lugar que mais amo no Rio. Em um lugar que está a menos de 20 metros do descarrilhamento do bonde, do lugar onde essas pessoas morreram pois quem deveria se importar com as suas vidas (de quem trabalha no transporte público e de quem o utiliza) passou essa responsabilidade para frente.

Como em todo lugar de tragédia, fotos, tecidos negros, velas… e uma faixa enorme escrito mais ou menos isso: “Você acha que ele é o culpado?” Não transcrevi exatamente… mas sei que é exatamente a foto do maquinista que está na faixa, sorrindo em sua camisa semi-aberta.

Conversei com um gari que estava trabalhando por perto… de cabeça baixa, me disse que aquele senhor da foto havia morrido na tragédia… também baixei minha cabeça, pois conheci aquele senhor em julho passado, quando passei meus dias em Santa Teresa.

 De repente a dor que eu sentia em SP virou outra em RJ. Ela se expandiu, escorrendo pela rua Riachuelo, pelo beco do Rato, pelas paredes, escadarias, casarões, mendigos… pelo trilho do bonde.

Raquel Foresti

3 comentários sobre “Impune

  1. Gostei muito do seu texto…
    E gostei tb por ter o visto de outra maneira – cheio de lacunas, pequenos erros, abreviações. O texto antes da edição final. Era a mão trêmula ainda engasgada, após ver o fato todo.
    Na hora em que recebi o texto, senti também a dor, sem nunca ter visto o lugar, e sem sequer saber o que de fato tinha acontecido.
    É profundo, e também poético. Pena que tão doloroso.

Deixe um comentário

